Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS) tem a satisfação de convidá-los para participar do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, que se realizará no período de 30 a 31 de outubro de 2017, em Maceió/AL.

VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).

Neste ano, o Fórum tem como objetivo discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), buscando promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios, especialmente no contexto da sua gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico.

Ademais, o evento contará com palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além do evento paralelo “II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS”.

Contamos com a sua participação nesse importante momento de interação e construção coletiva de estratégias para a efetivação das políticas de Assistência Farmacêutica no SUS.

Conheça a programação do evento e faça a sua inscrição clicando AQUI!

 


FÓRUM NACIONAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

1º DIA - 30/10/17 (SEGUNDA - FEIRA)


PALESTRA DE ABERTURA - AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO SUS
(Das 14:00h às 15:00h)

Palestrante: Dr. Renato Alves Teixeira Lima (DAF/SCTIE/MS)

MESA REDONDA 01 - PERSPECTIVAS DA GESTÃO E FINANCIAMENTO DO SUS (Das 15:00h às 17:30h)

Mediador: Valmir de Santi (CFF)

Palestras:

  1. Os Blocos de Financiamento do SUS e a revisão da Portaria nº 204, de 29 de janeiro de 2007 – Marcos da Silva Franco (SE/MS) – à confirmar
  2. A garantia do acesso a medicamentos na reorganização da gestão e financiamento a nível estadual – Rene Santos (Conass)
  3. A garantia do acesso a medicamentos na reorganização da gestão e financiamento a nível municipal – Elton da Silva Chaves (Conasems)
  4. O uso de fontes de dados para o aprimoramento da gestão monitoramento dos recursos destinados à Assistência Farmacêutica – Heber Dobis Bernarde (DAF/SCTIE/MS)


APRESENTAÇÃO CULTURAL

(Das 18:00h às 20:30h)

LANÇAMENTO DA RENAME 2017 (ENTREGA AOS TRÊS ENTES DO SUS) E APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE “NOVA RENAME”

 

LANÇAMENTO DO RELATÓRIO “ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM
PEDIATRIA: Recomendações e estratégias para a ampliação da oferta, acesso
e uso racional de medicamentos adequados às crianças, no Brasil”

 

COQUETEL DE ABERTURA (20:30h – 22:30h)


2º DIA - 31/10/17 (TERÇA FEIRA)


MESA REDONDA 02 - AÇÕES E ESTRATÉGIAS PARA GARANTIA DO

ACESSO A MEDICAMENTOS NO PAÍS (Das 08:30h às 12:00h)

Mediador: Sybelle Solange Lima de Oliveira (SES-AL)

Palestras:

  1. Programa Farmácia Popular do Brasil como estratégia para ampliação do acesso a medicamentos – Cleonice Lisbete Silva Gama (DAF/SCTIE/MS)
  2. A equidade na Assistência Farmacêutica no SUS e o acesso a medicamentos para populações vulneráveis – Lorena Brito Evangelista (DAF/SCTIE/MS)
  3. O desafio da garantia da integralidade em contextos de pressão pela alta tecnologia e crises de orçamento público – Emmanuel de Oliveira Carneiro (DAF/SCTIE/MS)
  4. Política de Avaliação de Tecnologias em Saúde no SUS e a Rename como promotora do acesso a medicamentos – Artur Felipe Siqueira de Brito (DGITS/SCTIE/MS)
  5. Judicialização Boa e Judicialização Má: desafios dos operadores do direito - Dr. Tiago Lopes Coelho (UFMG).

Debatedores:

  1. Lore Lamb (Conass)
  2. Elton da Silva Chaves (Conasems)
  3. Ronald Ferreira (CNS)

II OFICINA SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS (Das 14h às 19h)

Produto Esperado: Diagnóstico atual da assistência farmacêutica no SUS e propostas de ação da gestão da assistência farmacêutica (federal, estadual e municipal)

Coordenadores: Gestão do DAF/SCTIE/MS, Conass e Conasems

 

MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO SUS (Das 14h às 19h)

Produto Esperado: Identificar as principais experiências brasileiras de qualificação da assistência farmacêutica.

Mediador: Antônio Raimundo Leal Barbosa (DAF/SCTIE/MS)
Debatedores:

  1. Tiago Marques dos reis (UFJF)
  2. Alexandre Correia dos Santo (CRF-AL)
  3. Valmir de Santi (CFF)

Experiências Apresentadas:

  1. Gestão da Central de Abastecimento Farmacêutico do município de Rio do Sul (SC): Desafios e Resultados – Rômulo Augusto Borges (Conasems)
  2. Descarte consciente e Uso racional de medicamentos no município de Peritiba (SC) – Liziane Trombreta (Conasems)
  3. Caravana da Assistência Farmacêutica: Perfil epidemiológico dos usuários assistidos pelo Programa de Saúde Mental do município de Joaquim Nabuco (PE) – Luana Pires Holanda Teixeira (Conasems)
  4. Cuidado Farmacêutico no SUS: Implantação de Serviços clínicos farmacêuticos na Atenção Básica no município de São Paulo – Felipe Tadeu Carvalho Santos (Conasems)
  5. Arranjo produtivo local e a Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais no município de Toledo (PR) – Elenir Langner Neri Rudek (Conasems)
  6. Reestruturação da assistência farmacêutica no município de Lagoa Santa (MG) - Grazielli Cristina Batista de Oliveira (CFF) – à confirmar
  7. A assistência farmacêutica em uma situação de desastre - o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS - Liziane M. Flores (CFF) - à confirmar
  8. Implantação dos serviços de Farmácia Clínica na atenção básica de Campo Grande - Amador Neto (CFF) - à confirmar
  9. Implantação do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico em unidade de atenção primária à saúde de Betim: experiência do Projeto Dia a Dia - Lorrayne (CFF) - à confirmar

 

ENCERRAMENTO DO VIII FÓRUM

 

 

VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS contará com a realização da II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS, que objetiva analisar e refletir criticamente sobre a atual organização da Assistência Farmacêutica (AF) no Brasil, identificando seus aspectos positivos e outros a serem corrigidos, de maneira a contribuir para a formulação de um Plano Nacional de Assistência Farmacêutica para o período 2018 a 2019, em consonância com o Plano Plurianual e o Plano Nacional de Saúde.

*A participação nesses eventos será exclusiva para gestores e convidados.

A Mostra de Experiências Exitosas, do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, será um rico momento de troca de experiências entre os participantes do evento. A mostra contará com relatos que abordarão ações de sucesso no contexto da Assistência Farmacêutica no SUS, que serão apresentadas nos dias 30 a 31 de outubro de 2017, das 14h às 18h, em duas categorias:

  • Experiências em Serviços Farmacêuticos Técnico – Gerenciais:
    • Gestão da Central de Abastecimento Farmacêutico do Município de Rio do Sul (SC): Desafios e Resultados;
    • Projeto de intervenção da assistência farmacêutica na atenção primária à saúde de Fortaleza - CE: Programação de medicamentos versus necessidade real;
    • Reestruturação da assistência farmacêutica no município de Lagoa Santa – MG;
    • Inovação e Melhoramento na qualidade da Assistência Farmacêutica no Município de João Câmara;
    • O impacto da atuação de farmacêuticos na gestão da assistência farmacêutica em Teresina – PI;
    • Implementação da gestão farmacêutica e do Sistema de Descarte de Resíduos de Medicamentos, no município de Boa Vista do Incra – RS;
    • Descarte consciente e uso racional de medicamentos no município de Piritiba – SC;
    • A assistência farmacêutica em uma situação de desastre - o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS;
    • Arranjo Produtivo Local e a Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais no Município de Toledo – PR.
  • Experiências em Serviços Técnico – Assistenciais:
    • Caravana da Assistência Farmacêutica: Perfil epidemiológico dos usuários assistidos pelo programa de saúde mental do município de Joaquim Nabuco – PE;
    • Projeto Dia a Dia: Experiência de Acompanhamento dos pacientes com diabetes na Rede Farmácia de Minas - Unidade Nova Era;
    • Implantação dos serviços de Farmácia Clínica na atenção básica de Campo Grande;
    • Cuidado Farmacêutico no SUS: implantação de serviços clínicos farmacêuticos na atenção básica no município de São Paulo;
    • Implantação dos serviços de Clínica Farmacêutica na farmácia da 2ª Regional de Saúde do Estado do Paraná;
    • Implantação do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico em unidade de atenção primária à saúde de Betim: experiência do Projeto Dia a Dia;
    • Experiência do Cuidado Farmacêutico no Município de Campinas.

O VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS será realizado na cidade de Macéio/AL.

Endereço: Hotel Ritz Lagoa da Anta, (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, 546 - Lagoa da Anta, Maceió - AL, CEP: 57038-230)
Telefone: (82) 2121-4000

 

 

Organização

Apoio



 

 

Em caso de dúvidas sobre o VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, entre em contato com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos: 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (61) 3315-3617

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil