Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS) tem a satisfação de convidá-los para participar do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, que se realizará no período de 30 a 31 de outubro de 2017, em Maceió/AL.

VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).

Neste ano, o Fórum tem como objetivo discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), buscando promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios, especialmente no contexto da sua gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos e cuidado farmacêutico.

Ademais, o evento contará com palestras, mesas redondas e mostra de experiências exitosas, além do evento paralelo “II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS”.

Contamos com a sua participação nesse importante momento de interação e construção coletiva de estratégias para a efetivação das políticas de Assistência Farmacêutica no SUS.

Conheça a programação do evento e faça a sua inscrição clicando AQUI!

 


FÓRUM NACIONAL DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

1º DIA - 30/10/17 (SEGUNDA - FEIRA)

CREDENCIAMENTO – 10h às 14h
Local: Hotel Ritz

PALESTRA DE ABERTURA - AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO SUS(Das 15h às 16h)
Local: Auditório Principal

Palestrante: Dr. Renato Alves Teixeira Lima (DAF/SCTIE/MS)

MESA REDONDA 01 - PERSPECTIVAS DA GESTÃO E FINANCIAMENTO DO SUS (Das 16h às 19h)
Local: Auditório Principal

Mediador: Israel Murakami (CFF)

Palestras:

  1. Os Blocos de Financiamento do SUS e a revisão da Portaria nº 204, de 29 de janeiro de 2007 – Rodrigo César Faleiro de Lacerda (SE/MS)
  2. A garantia do acesso a medicamentos na reorganização da gestão e financiamento a nível estadual – Rene Santos (Conass)
  3. A garantia do acesso a medicamentos na reorganização da gestão e financiamento a nível municipal – Elton da Silva Chaves (Conasems)
  4. O uso de fontes de dados para o aprimoramento da gestão monitoramento dos recursos destinados à Assistência Farmacêutica – Heber Dobis Bernarde (DAF/SCTIE/MS)

APRESENTAÇÃO CULTURAL e SOLENIDADE DE ABERTURA
(Das 20h às 22h)

LANÇAMENTO DO RELATÓRIO “ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA EM
PEDIATRIA: Recomendações e estratégias para a ampliação da oferta, acesso
e uso racional de medicamentos adequados às crianças, no Brasil”

LANÇAMENTO DA RENAME 2017 (ENTREGA AOS TRÊS ENTES DO SUS) E APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE “NOVA RENAME”

 

JANTAR DE ABERTURA (a partir das 22h)
Local: Salão Hermeto


2º DIA - 31/10/17 (TERÇA FEIRA)


MESA REDONDA 02 -  AÇÕES E ESTRATÉGIAS PARA GARANTIA DO

ACESSO A MEDICAMENTOS NO PAÍS (Das 8h às 12h)
Local: Auditório Principal

Mediador: Sybelle Solange Lima de Oliveira (SES-AL)

Palestras:

  1. Programa Farmácia Popular do Brasil como estratégia para ampliação do acesso a medicamentos – Cleonice Lisbete Silva Gama (DAF/SCTIE/MS)
  2. A equidade na Assistência Farmacêutica no SUS e o acesso a medicamentos para populações vulneráveis – Lorena Brito Evangelista (DAF/SCTIE/MS)
  3. O desafio da garantia da integralidade em contextos de pressão pela alta tecnologia e crises de orçamento público – Emmanuel de Oliveira Carneiro (DAF/SCTIE/MS)
  4. Política de Avaliação de Tecnologias em Saúde no SUS e a Rename como promotora do acesso a medicamentos – Artur Felipe Siqueira de Brito (DGITS/SCTIE/MS)
  5. Judicialização Boa e Judicialização Má: desafios dos operadores do direito – Dr. Tiago Lopes Coelho (UFMG).

Debatedores:

  1.  Lore Lamb (Conass)
  2.  Elton da Silva Chaves (Conasems)
  3.  Ronald Ferreira (CNS)

 

 

II OFICINA SOBRE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS (Das 14h às 19h)
Local: Espaço Cultural Linda Mascarenhas do Hotel Ritz

Produto Esperado: Diagnóstico atual da Assistência Farmacêutica no SUS e propostas de ação da gestão da Assistência Farmacêutica (federal, estadual e municipal)

Coordenadores: Gestão do DAF/SCTIE/MS, Conass e Conasems

 

OFICINA SOBRE FARMÁCIA POPULAR:DESAFIOS E POTENCIALIDADES (Das 14h às 17h)
Local: Sala VIP do Hotel Ritz

Produto Esperado: Recomendações para o Programa Farmácia Popular

Coordenadores: Gestão do DAF/SCTIE/MS, Conass, Conasems e CNS

 

MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO SUS (Das 14h às 19h)
Local: Auditório Principal

Produto Esperado: Identificar as principais experiências brasileiras de qualificação da Assistência Farmacêutica.

Mediador: Antônio Raimundo Leal Barbosa (DAF/SCTIE/MS)
Debatedores:

  1. Tiago Marques dos reis (UFJF)
  2. Alexandre Correia dos Santos (CRF-AL)
  3. Israel Murakami (CFF)

Experiências Apresentadas:

  1. Gestão da Central de Abastecimento Farmacêutico do município de Rio do Sul (SC): Desafios e Resultados – Rômulo Augusto Borges (Conasems)
  2. Descarte consciente e Uso racional de medicamentos no município de Peritiba (SC) – Liziane Trombreta (Conasems)
  3. Caravana da Assistência Farmacêutica: Perfil epidemiológico dos usuários assistidos pelo Programa  de Saúde Mental do município de Joaquim Nabuco (PE) – Luana Pires Holanda Teixeira (Conasems)
  4. Cuidado Farmacêutico no SUS: Implantação de Serviços clínicos farmacêuticos na Atenção Básica no município de São Paulo – Felipe Tadeu Carvalho Santos (Conasems)
  5. Arranjo produtivo local e a Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais no município de Toledo (PR) – Elenir Langner Neri Rudek (Conasems)
  6. Reestruturação da assistência farmacêutica no município de Lagoa Santa (MG) - Grazielli Cristina Batista de Oliveira (CFF)
  7. A assistência farmacêutica em uma situação de desastre - o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS – Isabel Cristina Reinheimer (CFF)
  8. Implantação dos serviços de Farmácia Clínica na atenção básica de Campo Grande - Amador Alves Bonifácio Neto (CFF)
  9. Implantação do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico em unidade de atenção primária à saúde de Betim: experiência do Projeto Dia a Dia – Lorrayne Carolina Resende (CFF)

 

ENCERRAMENTO DO VIII FÓRUM



VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS contará com a realização da II Oficina sobre Assistência Farmacêutica no SUS, que objetiva analisar e refletir criticamente sobre a atual organização da Assistência Farmacêutica (AF) no Brasil, identificando seus aspectos positivos e outros a serem corrigidos, de maneira a contribuir para a formulação de um Plano Nacional de Assistência Farmacêutica para o período 2018 a 2019, em consonância com o Plano Plurianual e o Plano Nacional de Saúde. Além disto, contará também com a Oficina sobre Farmácia Popular: desafios e Potencialidades, que objetiva discutir as recomendações para o Programa Farmácia Popular na atual organização da Assistência Farmacêutica  (AF).

*A participação nesses eventos será exclusiva para gestores e convidados.

A Mostra de Experiências Exitosas, do VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, será um rico momento de troca de experiências entre os participantes do evento. A mostra contará com relatos que abordarão ações de sucesso no contexto da Assistência Farmacêutica no SUS, que serão apresentadas no dia 31 de outubro de 2017, das 14h às 19h, em duas categorias:

Experiências em Serviços Farmacêuticos Técnicos – Gerenciais:

  1. Gestão da Central de Abastecimento Farmacêutico do município de Rio do Sul (SC): Desafios e Resultados – Rômulo Augusto Borges (Conasems)
  2. Reestruturação da assistência farmacêutica no município de Lagoa Santa (MG) - Grazielli Cristina Batista de Oliveira (CFF)
  3. A assistência farmacêutica em uma situação de desastre - o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS – Isabel Cristina Reinheimer (CFF)
  4. Arranjo produtivo local e a Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais no município de Toledo (PR) – Elenir Langner Neri Rudek (Conasems)
  5. Descarte consciente e Uso racional de medicamentos no município de Peritiba (SC) – Liziane Trombreta (Conasems)

Experiências em Serviços Técnicos – Assistenciais:

  1. Caravana da Assistência Farmacêutica: Perfil epidemiológico dos usuários assistidos pelo Programa  de Saúde Mental do município de Joaquim Nabuco (PE) – Luana Pires Holanda Teixeira (Conasems)
  2. Cuidado Farmacêutico no SUS: Implantação de Serviços clínicos farmacêuticos na Atenção Básica no município de São Paulo – Felipe Tadeu Carvalho Santos (Conasems)
  3. Implantação dos serviços de Farmácia Clínica na atenção básica de Campo Grande - Amador Alves Bonifácio Neto (CFF)
  4. Implantação do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico em unidade de atenção primária à saúde de Betim: experiência do Projeto Dia a Dia – Lorrayne Carolina Resende (CFF)
  5. Reestruturação da assistência farmacêutica no município de Lagoa Santa (MG) - Grazielli Cristina Batista de Oliveira (CFF)
  6. A assistência farmacêutica em uma situação de desastre - o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS – Isabel Cristina Reinheimer (CFF)
  7. Cuidado Farmacêutico no SUS: Implantação de Serviços clínicos farmacêuticos na Atenção Básica no município de São Paulo – Felipe Tadeu Carvalho Santos (Conasems)
  8. Implantação dos serviços de Farmácia Clínica na atenção básica de Campo Grande - Amador Alves Bonifácio Neto (CFF)
  9. Implantação do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico em unidade de atenção primária à saúde de Betim: experiência do Projeto Dia a Dia – Lorrayne Carolina Resende (CFF)
  10. Reestruturação da assistência farmacêutica no município de Lagoa Santa (MG) - Grazielli Cristina Batista de Oliveira (CFF)
  11. A assistência farmacêutica em uma situação de desastre - o incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS – Isabel Cristina Reinheimer (CFF)




O VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS será realizado na cidade de Macéio/AL.

Endereço: Hotel Ritz Lagoa da Anta, (Av. Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, 546 - Lagoa da Anta, Maceió - AL, CEP: 57038-230)
Telefone: (82) 2121-4000

 

 

Organização

Apoio



 

 

Em caso de dúvidas sobre o VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS, entre em contato com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos: 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (61) 3315-3617

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil