Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 24/03/2015 as 12:03:53 alterado em 24/03/2015 as 12:03:53

O Ministério da Saúde tem apostado nas metodologias de Simulação como uma importante linha de trabalho para qualificar a formação de competências de alunos e profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES),  em colaboração com a Escola Andaluza de Saúde Pública (EASP) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), está sendo realizada nesta semana a 2ª edição da Oficina de Formação em Competências e Simulação, reforçando o número de profissionais comprometidos com o uso desta metodologia no Brasil.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília) está acolhendo esta nova edição, que conta com a participação de 25 profissionais de todo o país, entre docentes de diversas Instituições de Ensino, especialistas clínicos da rede e gestores ligados à área de Educação em Saúde. Esta edição conta, ainda, com a participação de representantes do INEP e do Ministério da Educação.

O evento chega a Brasília após experiência-piloto realizada em novembro de 2014 na Unidade de Simulação da Prática Profissional em Saúde (USPPS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante a qual foram formados 25 profissionais que demonstraram alta satisfação com o curso. O encontro acontece de 23 a 27 de março e desenvolverá diferentes atividades que tratam da elaboração de planos de formação baseados em simulação, incorporando metodologias de simulação cênica, simulação robótica e plataformas de formação à distância. Além disso, os alunos aprenderão a construir estratégias de implantação e uso da simulação adaptadas a diferentes contextos.

Uma equipe de profissionais especializados em formação baseada em simulação da Secretaria da Igualdade, Saúde e Políticas Sociais da Junta da Andaluzia, com  vasta experiência no treino de profissionais de saúde, será a equipe docente encarregada do desenvolvimento dos cinco módulos em que a oficina se estrutura.

Após a oficina a atividade continuará com uma etapa virtual, que permitirá aos participantes acessarem materiais didáticos e os guias de trabalho de forma colaborativa, exercitando a construção de modelos de implantação e manutenção de centros de simulação sustentáveis para o cenário do SUS.

Para Alexandre Medeiros, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES) a II Oficina é um importante momento de formação que impacta de forma direta na qualidade do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo é ter uma rede integrada e que ajude a pensar nos desafios de formação para o SUS garantindo, assim, um sistema de saúde que consiga atender às necessidades da população”, destacou Medeiros.

Uma aposta na formação para o SUS - As oficinas de Formação em Competências e Simulação se enquadram em um projeto de colaboração mais amplo no âmbito da gestão, formação e desenvolvimento de recursos humanos do SUS. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Igualdade, Saúde e Políticas Sociais do Governo Autonômico da Andaluzia e a OPAS, cujo principal objetivo é melhorar a formação dos profissionais, visando a qualificação da assistência à saúde prestada aos cidadãos.

Fonte: SGTES

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil