Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 23/03/2015 as 12:03:44 alterado em 27/03/2015 as 17:03:39

O Centro Colaborador para Qualidade e Segurança do Paciente – Proqualis está vinculado ao Icict/Fiocruz com financiamento do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde e foi criado em 2009. Tem objetivo de ser fonte permanente de consulta e atualização para os profissionais de saúde por meio de publicação em um portal de conteúdos técnicos-científicos, voltados para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente.

O Proqualis identifica, seleciona e publica conteúdos relevantes e atualizados, sempre baseados em evidências científicas, com a proposta contribuir para o aperfeiçoamento das práticas de saúde mais seguras.

Basta o interessado acessar o endereço proqualis.net, sem precisar se cadastrar. Todo o conteúdo está disponível gratuitamente, que é acessado por meio de uma busca no Portal. Dessa forma, não só profissionais de saúde, mas também gestores e usuários do Sistema Único de Saúde, podem obter informações, encontrando-as de forma organizada por temas e tópicos relacionados à Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, em seções específicas.

Além de identificar, selecionar e disseminar publicações de fontes diversas, o Proqualis tem desenvolvido conteúdos próprios como aulas, entrevistas, vídeos, resenhas, notícias, entre outros. Todos são submetidos previamente a um crivo editorial, que analisa a qualidade do material. O conjunto dessa produção está disponível em acesso aberto, no portal, e também publicado em redes sociais como o Facebook (grupo Rede Proqualis – Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente) e Slideshare (perfil Proqualis), além do Youtube (canal Proqualis).

Um grande diferencial do Proqualis é a política de acesso livre, o que significa que todos os conteúdos publicados no Portal podem ser utilizados, sem nenhum custo para os usuários, e desde que esse uso não tenha finalidades comerciais. Todos os materiais elaborados pela equipe podem ser baixados, copiados, utilizados no todo ou em suas partes (citando a autoria original). Além disso, resumos de artigos publicados em revistas estrangeiras, são traduzidos para a língua portuguesa.

Acesso - O conteúdo no Youtube é produzido por colaboradores do Proqualis, assim como as aulas produzidas e que estão no Slide Share. Os vídeos relacionados aos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente, Cirurgia Segura encontra-se com cerca de 20 mil acessos, o de Prevenção de Úlcera por Pressão com mais de 13 mil e de Higienização das Mãos mais de 4 mil acessos.

O Vídeo Aprendendo com Erros, produzido pelo Programa de Segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS), e traduzido, adaptado e legendado pela equipe do Proqualis, encontra-se com mais de 14 mil visualizações. As aulas, que estão no Slide Share, também são campeãs de acesso, com um total de 180 mil acessos. Apenas a aula sobre Identificação Correta do Paciente tem 36 mil acessos.

O Proqualis é coordenado pela professora e pesquisadora Claudia Maria Travassos, que é do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Ana Paula Ferraz
Comunicação Interna e Conteúdo Web

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil