Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 17/03/2017 as 16:03:49 alterado em 17/03/2017 as 16:03:49

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), acaba de atualizar o Guia de Vigilância de Epizootias em Primatas Não Humanos e Entomologia Aplicada à Vigilância

da Febre Amarela. A publicação traz recomendações técnicas aos profissionais de saúde para o desenvolvimento, a estruturação e a consolidação da vigilância entomológica e da vigilância de epizootias em primatas não humanos como alerta para o risco de ocorrência de febre  amarela silvestre visando, primordialmente, prevenir a ocorrência de casos humanos com vistas à redução da morbimortalidade, por meio da ampla investigação das epizootias suspeitas e da pesquisa de vírus da febre amarela em primatas não humanos e vetores.

A versão atualizada do Guia, orientará as práticas de campo, garantindo maior agilidade aos processos de análises de casos. Além disso, a publicação servirá de apoio técnico aos profissionais de saúde quanto aos aspectos epidemiológicos da febre amarela, características bioecológicas e distribuição dos primatas não humanos e potenciais vetores no Brasil. Trará também, noções básicas de biossegurança em ações de campo, realização de necropsia, coleta de material biológico para diagnóstico laboratorial, além de definir as diretrizes para a vigilância entomológica e de epizootias em primatas não humanos.

Assim, o livro será uma referência para a estruturação das ações de vigilância entomológica e de epizootias nas secretarias estaduais e municipais de Saúde, como ferramentas para a vigilância da febre amarela, visando monitorar as áreas de ocorrência e subsidiar a definição de áreas de risco e áreas com recomendação de vacina contra febre amarela.

Acesse aqui o arquivo do Guia.

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil