Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

72ª Reunião Ordinária da MNNP-SUS: fortalecendo o projeto ético-político, por meio do Planejamento Estratégico 2016

A Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) se reuniu nesta quinta e sexta-feira com representantes da bancada dos trabalhadores, gestores e secretaria executiva da Mesa para a 72ª Reunião Ordinária, em Brasília.

O primeiro dia de reunião foi marcado pela Oficina de Planejamento da MNNP-SUS. “Iniciamos o processo de planejamento com uma atividade muito rica que contou com a participação da área estratégica do Ministério da Saúde, ligada à Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e responsável pelo apoio institucional da Política Nacional de Humanização (PNH). Na ocasião, tivemos a oportunidade de fazer uma reflexão inicial sobre qual é o projeto ético e político da Mesa Nacional para o SUS”, explicou a secretária executiva da mesa, Tatiana Santos.

O planejamento foi divido em dois momentos, uma fase de debates em grupo e uma plenária. “Foi um momento bastante positivo. Havia uma necessidade de se fazer uma reflexão mais profunda sobre o papel da Mesa no contexto politico que estamos vivenciando. Em grupo, discutimos temas prioritários e como poderemos contribuir no desenvolvimento dessas ações”, ressaltou Tatiana.

Dentre os pontos discutidos em grupo, a plenária destacou pautas que precisam avançar para qualificar o trabalho da MNNP-SUS, como a necessidade de institucionalização da mesa, necessidade de uma comunicação mais efetiva da Mesa Nacional com as mesas estaduais e municipais e continuidade dos esforços de instalação de novas mesas e qualificação das mesas existentes.

72 reunião ordinária 72 reunião ordinária
72 reunião ordinária 72 reunião ordinária 

 

Agenda Nacional do Trabalho Decente

O segundo dia de reunião teve como destaque a apresentação da proposta de guia para implementação do Protocolo 009/2015 que trata sobre as Diretrizes para Agenda Nacional do Trabalho Decente para Trabalhadores do SUS.

A mesa de debate contou com a participação do Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto. "Uma das prioridades para nós é a Agenda do Trabalho Decente. Ela traz elementos importantes para os trabalhadores e isso, de uma certa forma é importante não só pra mesa, mas para a secretaria como um todo. Precisamos avançar nos protocolos para avançarmos na diretrizes de boas práticas da gestão do trabalho. Nosso intuito é mobilizar sempre mais pessoas para o tema da gestão do trabalho", destacou Hêider Pinto.

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil