Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 05/10/2017 as 18:10:38 alterado em 06/10/2017 as 09:10:57



A iniciativa discutirá, coletivamente, as mudanças no processo de formação em saúde

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), iniciou nesta quinta-feira (05), em Salvador (BA), o Processo de Atualização da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

Após dez anos da data de sua publicação, a iniciativa pretende atualizar, de forma coletiva, a Portaria GM/MS Nº 1996 do ano de 2007, que dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Além disso, também estão previstas outras ações para reconhecimento e fortalecimento da Educação Permanente nos territórios, diante das atuais demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para isso, serão realizadas oficinas regionais de avaliação do processo de implementação da PNEPS nos estados, como ponto de partida para elaboração de propostas de atualização ou definição dos objetivos, metas e estratégias a serem adotadas no momento atual.

“As oficinas regionais marcam uma importante estratégia do Ministério da Saúde ao lançar o processo de discussão para atualização da PNEPS. A partir desses momentos, iremos avaliar se de fato a Política deverá ser atualizada. O trabalho em saúde é muito dinâmico e requer mudanças no processo de formação em saúde. Por isso, devemos acompanhar as necessidades requeridas para a transformação da educação na saúde, para que assim tenhamos uma saúde com atuação mais adequada e coerente com as demandas requeridas”, destacou a diretora do Deges, Cláudia Brandão.

A iniciativa faz parte do conjunto de estratégias do Departamento, em parceria com o Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Rede de Escolas Técnicas do SUS (Retsus), Escolas de Saúde Pública (ESP), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Ministério da Educação, Instituições de Ensino e demais secretarias do Ministério da Saúde.

Ao todo, serão realizadas seis oficiais regionais: 
05 e 06/10 – Oficina Regional – Nordeste (Salvador/BA)
19 e 20 /10 - Oficina Regional - Norte 1 (Belém/PA)
09 e 10 /11 - Oficina Regional - Norte 2 (Palmas/T0)
23 e 24/11 - Oficina Regional - Centro Oeste (Brasília/DF)
30/11 e 01/12 - Oficina Regional – Sudeste (Belo Horizonte/MG)
04 e 05/12 - Oficina Regional – Sul (Florianópolis/SC)]

Por Natalia Pinheiro
Nucom/SGTES

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil