Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 13/09/2017 as 18:09:24 alterado em 13/09/2017 as 18:09:24

Os médicos intercambistas estão divididos em quatro polos de acolhimentos na Capital Federal

Os médicos brasileiros formados no exterior iniciaram nesta quarta-feira (13), o módulo de acolhimento e avaliação no 14º Ciclo do Programa Mais Médicos. Ao todo, 1.395 profissionais participam do processo, na modalidade presencial, em Brasília.

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Rogério Abdalla, participou da abertura das atividades e destacou a importância do comprometimento dos médicos no atendimento à população.  “É muito gratificante estar aqui realizando a abertura do período de acolhimento para vocês, médicos, que irão ingressar no Programa Mais Médicos. É uma vitória da secretaria e do nosso ministro Ricardo Barros. O Ministério da Saúde está comprometido com a saúde do nosso país, por isso, exerçam a profissão com amor. Vocês são muito importantes para a nossa população”, frisou o secretário.

Durante 13 dias, os médicos intercambistas participarão de módulos educacionais sobre temas diversos, como legislação referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos de atendimento definidos pelo Ministério da Saúde, língua portuguesa e código de ética médica.

“É muito bom receber vocês para mais uma etapa do nosso 14º Ciclo do Programa. Todos aqui já são vitoriosos, pois lutamos muito para vocês estarem aqui. Aproveitem bem essa oportunidade, exerçam a medicina com amor, a população precisa de vocês”, destacou o diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (Depreps), Denilson Campello, responsável pela coordenação do Programa Mais Médicos.

Ao final do módulo de acolhimento, os médicos passarão por avaliação de conhecimento. Os profissionais que estiverem aptos a exercer as atividades serão encaminhados para os municípios de lotação a partir do dia três de outubro. “Seja valente, seja guerreiro, vamos em frente nessa nova jornada. Nós, médicos, e a população brasileira estamos ganhando com essa oportunidade que nos foi dada pelo ministro Ricardo Barros”, destacou o médico intercambista Josevaldo Bartolomeu Matos.

O PROGRAMA – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.

Confira aqui as etapas do 14º Ciclo do Programa Mais Médicos.

Por Natalia Pinheiro

NUCOM/SGTES

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil