Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 08/09/2017 as 16:09:38 alterado em 08/09/2017 as 16:09:45


Em Belo Horizonte, segundo encontro entre as ETSUS e  Instituições da Rede Federal EPCT tem como foco principal o fortalecimento da educação profissional de nível médio em saúde do país


Nos dias quatro e cinco de setembro, diretores e representantes da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS), do Ministério da Saúde (MS), e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT), do Ministério da Educação (MEC), se reuniram em Belo Horizonte (MG), no Encontro Regional da RET-SUS - Sudeste, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação profissional em saúde em nível nacional, através da articulação entre as duas redes, visando a integração de esforços e o desenvolvimento das capacidades institucionais de cada uma delas. A iniciativa de promover esse Encontro é da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES), do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ). 

A mesa de abertura foi composta pela coordenadora-geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde (CGATES), Roberta Souza; da diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ), Anakeila de Barros Stauffer; da representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Jussara Maysa; e da representante do Conselho de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF), Ana Palmira. 

Convidada a participar do Encontro pelo Ministério da Saúde, a diretora da Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB), Ena Galvão, fez um resgate histórico da RET-SUS, citando a importância da enfermeira Izabel dos Santos com o projeto Larga Escala, que, na década de 80, por sua especificidade e dinâmica centralizada na educação em saúde, conseguiu a aproximação entre o trabalho e a educação. A diretora também falou da atuação dela no processo de construção das Escolas do SUS e citou vários projetos que avançaram ao longo do tempo e deram origem à rede.

Ao final de sua fala, Ena comemorou a parceria, em andamento, entre a ETSUS-DF e o Instituto Federal do Distrito Federal, fruto de uma aproximação com a rede EPCT, que teve início no Encontro ocorrido no mês de julho com as regiões Centro-Oeste e Norte.

Representando o DEGES, a coordenadora da CGTAES, Roberta Souza, reafirmou a importância da articulação entre as redes. “A proposta do Encontro é promover a aproximação entre as instituições, com o objetivo de fortalecimento da educação profissional em saúde”, destacou.

O primeiro evento ocorreu em Brasília, no começo do mês de julho, com representantes das redes Centro-Oeste e Norte. Os Encontros Regionais fazem parte do planejamento do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTEScom o apoio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ), visando ao fortalecimento da Educação Profissional em Saúde (EPS). O próximo Encontro se dará  com participantes das redes RET-SUS e EPCT da região Nordeste, data ainda a definir.

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil