Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 06/10/2017 as 15:10:56 alterado em 06/10/2017 as 15:10:56

Com investimento de R$879 mil o Distrito adquiriu 50 embarcações que irão ampliar a assistência 11 mil indígenas

Com o objetivo de ampliar e qualificar a assistência de atenção básica de saúde aos povos indígenas do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) Rio Tapajós, foram entregues na última semana, no município de Jacareacanga (PA), 50 novas embarcações que vão auxiliar as ações de saúde para cerca de 11 mil indígenas.

O DSEI Rio Tapajós atua em 142 aldeias, onde a maioria o acesso se dá via fluvial. O investimento total foi de R$ 879 mil, que possibilitou a aquisição de 20 embarcações com motores de 40 Hp, outras 20 de 15 Hp e as demais com motores de 13 Hp.

Para o cacique Arnaldo Kabá Munduruku é uma conquista importante para o apoio da saúde indígena na localidade. “A atenção para os nossos povos está satisfatória, temos assistência, e deve melhorar ainda mais com esses novos barcos. O nosso povo terá mais rapidez no atendimento quando houver necessidade” afirmou.

Para a coordenadora distrital, Cleidiane Carvalho, que acompanhou todo o trabalho da sua equipe, desde os trâmites para a aquisição até o momento da entrega, é um sentimento de que DSEI está trabalhando efetivamente para a melhoria constante do atendimento de saúde aos povos indígenas da região.

“Nosso esforço é no sentido de garantir melhor assistência a saúde dos povos indígenas, principalmente no transporte fluvial. Dessa forma as equipes garantem mais agilidade no atendimento e deslocamento até a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) mais próxima, para receber o atendimento a ser realizado”, destacou.

Estiveram presentes durante a entrega das embarcações lideranças indígenas de várias etnias e os condutores que vivem nas aldeias que receberam os barcos. Na oportunidade, houve também um momento para explicar sobre a utilização correta do veículo fluvial, o uso racional de combustível e sua exclusividade para ações de saúde, cuidados e zelo do equipamento, assim como a utilização da embarcação no caso de urgências e emergências no território indígena.

 

Fotos: DSEI Rio Tapajós

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil