Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 04/10/2017 as 14:10:30 alterado em 04/10/2017 as 15:10:03

Profissionais indígenas se qualificam para auxílio nos Distritos e comunidades

Um grupo de Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e enfermeiros do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Mato Grosso do Sul e uma turma de Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) do DSEI Altamira (Pará) finalizaram capacitações que visam a ampliação e qualificação do atendimento às comunidades indígenas de suas regiões.

O evento em Mato Grosso do Sul vai aprimorar a ação de 600 profissionais que atuam como apoio importante às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) da região.

O indígena Lúcio Flores, que atua como assessor do Controle Social, demonstrou sua felicidade ao ver vários “parentes” participando do curso, se qualificando para exercer suas funções. “Sempre acreditei que nós (indígenas) podemos valorizar nossa atuação profissional, nossa cultura e costumes e desenvolver um bom trabalho junto aos demais”, destacou.

DSEI Altamira

Na capacitação de AISAN do DSEI Altamira, 17 Agentes receberam formação com noções de construção em alvenaria e hidráulica, desenvolvidos junto a técnicos do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), da Faculdade Unyleya e Norte Energia, em cumprimento às condicionantes do Projeto Básico Ambiental – Componente Indígena (PBA-CI).

Segundo o técnico em saneamento do DSEI, Rithely da Silva, “esse conhecimento vai auxiliar na manutenção das instalações do Distrito nos Polo Base, ampliando o bem estar e melhor utilização dos prédios, que dão apoio para os atendimentos de atenção básica de saúde nas áreas indígenas”.

Com a finalização da capacitação, todos os AISANs estarão aptos para atuar na construção civil de pequeno porte, apresentando conhecimentos técnicos e habilidades para executar trabalhos de construção, reforma e manutenção de obras tanto para auxílio do Distrito quanto para suas comunidades.

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil