Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 08/08/2017 as 16:08:06 alterado em 10/08/2017 as 17:08:07

Colaboradores indígenas ampliam as ações de combate à mortalidade infantil na região.

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Maranhão realiza desde o ano passado projeto piloto que prevê a capacitação de Agentes Indígenas de Saúde a respeito da Estratégia AIDPI (Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância), preconizada pelo Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil.

A estratégia AIDPI é uma metodologia de vigilância, controle e tratamento das doenças de maior prevalência na infância, incluindo o acolhimento da criança e da família, a compreensão do problema e os procedimentos eficazes para o enfrentamento dos agravos, qualificando e aperfeiçoando o atendimento.

Neste último mês, a equipe do DSEI/MA realizou, na região do Polo Base de Grajaú (MA), a capacitação de 33 Agentes Indígenas de Saúde (AIS) e o acompanhamento das ações junto às equipes médicas e de enfermagem do município, atualizando o conteúdo para outros sete enfermeiros.

Segundo a Consultora Nacional da Estratégia, Tacyana Schmidt, a oficina tem como objetivo capacitar, sensibilizar e atualizar os AIS para os sinais de perigo, sinais de alerta e promoção de saúde da criança.

“A estratégia proporciona a abordagem de saúde nas mulheres antes de engravidar, durante a gestação, parto, após o parto, ao recém-nascido, ao bebê menor de dois meses e nas crianças de dois meses a menores de cinco anos de idade, contribuindo para o desenvolvimento de ações educativas, estratégicas de prevenção e controle dos principais agravos dessas populações, atuando efetivamente na redução da mortalidade materna e infantil”, ressaltou Tacyana.

A metodologia utilizada neste projeto piloto foi realizada através de aulas expositivas, com construção coletiva de conhecimento a partir de casos e problematização dos fatos, que vão auxiliar os AIS na diminuição de doenças que atingem crianças nas comunidades indígenas.

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil