Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 13/06/2017 as 16:06:15 alterado em 13/06/2017 as 16:06:15

Atividade realizou atendimento médico especializado e exames laboratorias em áreas indígenas

O Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins (DSEI GuaToc) realizou, na última semana, nas aldeias indígenas do Polo Base Paragominas, no estado do Pará, uma ação ampliada de saúde em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde e de Educação, Universidade Federal do Pará, e a Secretaria Municipal de Saúde de Paragominas (PA).

Durante os cinco dias de atividades foram realizados mais de 1.200 atendimentos de atenção básica e média complexidade para população indígena com a participação das equipes multidisciplinares de saúde do DSEI e demais profissionais das outras instituições parceiras. Participaram cerca de 40 profissionais, entre eles, médicos da atenção básica e especialistas em ginecologia e pediatria, biomédicos, enfermeiros, antropólogos, assistentes sociais, cirurgiões dentistas, psicólogos, nutricionistas, técnicos em patologia clinica, técnicos de enfermagem e Agentes Indígenas de Saúde (AIS).

Dentre as ações realizadas foram feitos mais de 250 exames laboratoriais, outras 60 consultas nas especialidades de ginecologia e pediatria, mais de 400 atendimentos odontológicos, cerca de 400 testes rápidos de hepatites B e C, HIV e Sífilis, além da distribuição de mais de mil preservativos.

Segundo o coordenador distrital, Stanney Nunes, a atividade reforça o empenho do DSEI e o diálogo com demais parceiros para ampliação e fortalecimento da saúde indígena na região. “A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) se faz presente e se empenha para promover as ações de prevenção e promoção da saúde nas comunidades. O que queremos com isso é levar saúde de qualidade aos povos indígenas”, ressaltou.

Durante a atividade também foram desenvolvidas palestras de orientação à prevenção a saúde e rodas de conversas sobre os principais agravos nas comunidades indígenas. Outras ações com entidades parceiras também acontecerão este ano em demais localidades onde atua o DSEI Guamá-Tocantins.

DSEI GuaToc
O Distrito localiza-se ao redor do Rio Tocantins, distribuído pelos estados do Pará e Tocantins. Atua junto a uma população estimada em 8.152 indígenas. Abrangendo 72 aldeias, em  17 municípios, somando 36 etnias presentes.

 

Fotos: Divulgação/DSEI GuaToc

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil