Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 15/03/2017 as 13:03:48 alterado em 15/03/2017 as 13:03:48

UBS construída em Santo Antônio do Iça (AM) vai beneficiar o atendimento de mais de 150 famílias Kaixanas de Presidente Vargas

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões (AM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Iça (AM), inaugurou nesta terça-feira (13) uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Presidente Vargas, onde vivem aproximadamente 600 indígenas da etnia Kaixana. A solenidade foi marcada com festa pela comunidade indígena e contou com as participações do prefeito da cidade, Abraão Magalhães, e do coordenador do DSEI ARSO, Weydson Pereira.

“Agora toda a comunidade indígena e não indígena da região terá a poucos metros de sua casa uma unidade devidamente equipada, com equipe para o atendimento básico, com médicos, odontólogos, enfermeiros, psicólogos, nutricionista. Ou seja, uma equipe multidisciplinar à disposição”, destacou Weydson Pereira.

A Inauguração da UBS em Presidente Vargas era um sonho antigo do Povo Kaixana. A obra foi executada pela Prefeitura Municipal e caberá ao DSEI, como contrapartida, garantir a atuação da equipe de saúde no local.

“Faremos uma ação conjunta para atender da melhor forma a população indígena e não indígena daquela região. Meus agradecimentos ao prefeito Abraão e ao Secretário Guga pela grande parceria que temos tido nesses últimos anos, onde o grande beneficiado é o povo indígena e a coletividade. Sem o apoio da administração municipal isso não se concretizaria”, disse Weydson.

De acordo com ele, a parceria entre a Prefeitura de Santo Antônio do Iça e o DSEI Alto Rio Solimões é um exemplo a ser seguido em diversas regiões do Brasil, onde há a convivência entre povos indígenas e não-indígenas.

“Graças a esta parceria com a Prefeitura, que realmente tem um prefeito e um secretário de saúde que são parceiros, temos avançado na questão das estruturas de nossas unidades”, reforça o coordenador do DSEI.

No próximo dia 19 de abril, DSEI e Prefeitura estarão entregando à população indígena e não indígena mais uma nova unidade básica de saúde. “Desta vez, vamos contemplar a população de Vila Betânia, também no Município de Santo Antonio do Içá, onde vivem mais de sete mil indígenas.

Fotos: DSEI ARS

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil