Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

 

Colegiados, Grupos de Trabalho e Comissões - Saúde da Pessoa Idosa

 

COLEGIADO DE COORDENADORES ESTADUAIS, MUNICIPAIS DE CAPITAIS E DE MUNICÍPIOS ACIMA DE 500 MIL HABITANTES

O Colegiado Nacional de Coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa é composto por gestores estaduais, municipais de capitais e de municípios com mais de 500 mil habitantes, responsáveis pela política de atenção à saúde da pessoa idosa nesses territórios. Conta também com convidados, representantes das parcerias intra e intersetoriais. O objetivo do colegiado é articular e alinhar agendas estratégicas com os gestores estaduais e municipais visando a implementação dessa política.

O VII Colegiado contou com a participação de 116 profissionais dentre gestores, pesquisadores e comissão organizadora e teve como objetivo geral avaliar as ações desenvolvidas ao longo de 2013 e traçar estratégias para 2014, de forma a qualificar a atenção à saúde da população idosa no SUS.

 

COMITÊ ASSESSOR DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Composto por especialistas, acadêmicos e gestores do campo de Saúde da Pessoa Idosa com objetivo de contribuir com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (COSAPI) na formulação de estratégias e ações  para qualificar a atenção integral à saúde da pessoa idosa no SUS e fortalecer da Politica Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

O grupo teve encontros semestrais que resultou na elaboração do modelo integral de atenção á Saúde da Pessoa Idosa, a partir de intenso processo de articulação com as redes de atenção, áreas e programas estratégicos do Ministério da Saúde e com os parceiros intersetoriais. O Comitê também participou também do processo de mapeamento e seleção das experiências exitosas de gestão no campo do envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

Em 2013, o Comitê era composto por:

  • Angela Pinto dos Santos: Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa – COSAPI/DAET/SAS/MS
  • Bruna Gisele de Oliveira: Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa – COSAPI/DAET/SAS/MS
  • Camila Ament Franco: Secretaria Municipal de Saude de Curitiba/PR – SMS/PR
  • Edgar Nunes de Moraes: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • João Macedo Coelho Filho: Universidade do Ceará - UFC
  • Marco Polo Dias Freitas: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG/DF
  • Maria Cristina Correa Lopes Hoffmann: Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa – COSAPI/DAET/SAS/MS
  • Maria Cristina Costa de Arrochela Lobo: Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa – COSAPI/DAET/SAS/MS
  • Marília Prado Louvison: Universidade de São Paulo - USP
  • Yeda Aparecida de Oliveira Duarte: Universidade de São Paulo - USP

 

COMISSÃO INTERSETORIAL - DECRETO PRESIDENCIAL - COMPROMISSO NACIONAL PARA ENVELHECIMENTO ATIVO

A Comissão Intersetorial, prevista em decreto presidencial, tem como objetivo monitorar e avaliar ações promovidas no âmbito do Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo e promover a articulação de órgãos e entidades públicos envolvidos em sua implementação.

O Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e reuni ações de 17 ministérios, além de Estados, Distrito Federal e Municípios para a valorização, promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas.

 

CONSELHO NACIONAL DE DIREITOS DO IDOSO – CNDI

O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) é um órgão superior de natureza e deliberação colegiada, permanente, paritário e deliberativo, integrante da estrutura regimental da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR.

O CNDI tem por finalidade elaborar as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional do Idoso, observadas as linhas de ação e as diretrizes conforme dispõe a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso), bem como acompanhar e avaliar a sua execução.

 

CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS

O Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, instituído pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei 8742, de 07 de dezembro de 1993) é um órgão superior de deliberação colegiada, vinculado à estrutura do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Seus membros, nomeados pelo Presidente da República, têm mandato de 2 (dois) anos, permitida uma única recondução por igual período.

 

COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA - CISID

A Comissão Intersetorial de Saúde do Idoso - CISID foi instituída pela Resolução CNS nº 378, de 14 de junho de 2007. É composta por 10 (dez) titulares e seus respectivos suplentes, mais o coordenador e coordenador-adjunto que são conselheiros nacionais.

A CISID tem como objetivo assessorar o Conselho Nacional de Saúde em assuntos relacionados à saúde do idoso. E realiza estudos e debates, propõe oficinas e seminários e acompanha a implementação da Política Nacional de Saúde do Idoso e do Estatuto do Idoso. O Plano de Trabalho e o Calendário de Reuniões da Comissão são aprovados, anualmente, pelo Conselho Nacional de Saúde.

 

 

 

 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil