Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

 

Vídeos sobre Saúde do Homem

 

Acesso e Acolhimento

 

Saúde Sexual e Reprodutiva

  • “Medo de que?”: Desenho animado sem palavras, com 20 minutos de duração, elaborado para provocar reflexões críticas que contribuam para o respeito à diversidade sexual e redução da homofobia entre homens jovens. Marcelo é um garoto que descobre o desejo e afetividade com outro rapaz jovem e o vídeo acompanha parte de sua trajetória. (Instituto Promundo, Instituto PAPAI, ECOS, Salud y Género. Aprox. 18 min.) 

  • ¿Cuál es la diferencia?: vídeo uruguaio mostra como não colocar em prática o enfoque de diversidade de gênero pode levar a diagnósticos de saúde errados, podendo afetar a saúde das pessoas LGBT (Ovejas Negras, Ministerio de Salud Pública do Uruguai, RAP, ASSE, Universidad de la República y UNFPA. Aprox. 19 min.

 

Paternidade e Cuidado 

  • Minha Vida de João: Desenho animado sem palavras, com 20 minutos de duração, criado para gerar questionamento entre homens jovens sobre machismo, socialização masculina e relações de gênero. O filme acompanha a vida de João e ilustra aspectos de uma educação sexista, situações de violência doméstica, primeira experiência sexual, gravidez de sua namorada, primeiro emprego, entre outros. (Instituto Promundo, Instituto PAPAI, ECOS, Salud y Género. Aprox. 23 min.)

  • Com a voz, o jovem pai - Parte 1: vídeo elaborado para debater sobre a paternidade na adolescência e juventude, a partir da perspectiva dos jovens pais. (Instituto PAPAI)

  • Com a voz, o jovem pai - Parte 2: vídeo elaborado para debater sobre a paternidade na adolescência e juventude, a partir da perspectiva dos jovens pais. (Instituto PAPAI) 

  • A história de Márcio: um relato emocional de como a paternidade tem um papel de grande importância na vida dos homens. Em um curto vídeo, Márcio,narra em primeira pessoa a importância de apoiar e participação dos homens na vida familiar, mesmo que para isso tenham que ir além dos papéis tradicionalmente atribuídos aos homens. (MenCare. Aprox. 6 minutos) 

  • Era uma vez uma família: material pensado para sensibilizar as pessoas para as conseqüências de uma educação baseada na violência e, sobretudo, chamar atenção para importância que uma relação baseada no respeito e no diálogo tem para a educação e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O vídeo é uma nova ferramenta de trabalho que pode ser utilizada por profissionais e organizações interessados em promover os direitos da criança e em conscientizar pais, responsáveis e cuidadores. (Instituto Promundo) 

  • Criança dá trabalho: Aborda questões importantes para a educação e o cuidado das crianças de até seis anos, como a comunicação entre adultos e crianças, o estímulo à autonomia e à imaginação, o desenvolvimento da sexualidade infantil, a importância da educação, dos limites e de crescerem com carinho e afeto. Afinal de contas, criança dá trabalho… (Instituto Promundo) 

  • Campanha Paternidade: desejo, direito e compromisso: diversos vídeos da campanha, elaborados pelo Instituto PAPAI.

 

 

Prevenção de Violências e Acidentes

  • “Não é Fácil, não!”: elaborado a partir de uma pesquisa realizada na cidade do Rio de Janeiro, este vídeo é um importante instrumento para ser utilizado na promoção de reflexões e discussões sobre a violência intrafamiliar. A partir da história de Pedro, é possível aprofundar a discussão sobre a forma como os homens são socializados, desmistificar a ideia de que a violência de homens contra mulheres está ligada ao desemprego e ao consumo de álcool e, principalmente, buscar alternativas não violentas para a resolução de conflitos familiares (Instituto Promundo e Instituto NOOS. Aprox. 18 min.)

  • Campanha do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra as mulheres: vídeos diversos sobre a campanha produzidos pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero/RHEG.

 

 

 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil