Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

BÍBI VOGEL

Criado pelo Ministério da Saúde com a publicação da Portaria nº 1907, de 13 de setembro de 2004, o Prêmio Bíbi Vogel destina-se a reconhecer as ações desenvolvidas de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno e é também uma forma de reconhecer a importância da amamentação para a prevenção e redução da morbimortalidade infantil. O prêmio leva esse nome em homenagem a Sylvia Dulce Kleiner, atriz conhecida como Bíbi Vogel que se dedicou a militância das ações de amamentação no país.

Edições anteriores

A primeira edição do prêmio ocorreu em 2005, ano em que se destacaram os municípios de Araguaína (TO), Itabuna (BA), Piraí (RJ), Maringá (PR) e Brasília (DF). Todos receberam do Ministério da Saúde uma placa comemorativa com o título. Já na segunda edição, realizada em 2009, a Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, da Secretaria de Atenção à Saúde, premiou os municípios de Arapiraca (AL), Belém (PA), Manaus (AM) e Vitória (ES). Receberam menção honrosa os municípios de Uberlândia (MG) e Londrina (PR). Na III edição do Bíbi Vogel, o Ministério da Saúde premiou os municípios do Rio de Janeiro e Curitiba em reconhecimento às ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno desenvolvidas em 2009 e 2010. Em 2013, foram premiados na IV edição os municípios de Ouro Preto (MG), Borba (AM) e Porto Alegre (RS).

Quem é Bibi Vogel

 

 

Bíbi Vogel destacou-se profissionalmente como atriz, manequim, cantora e militante de causas humanitárias. Nos anos de 1970, mudou-se para a Argentina, onde se casou e teve uma filha, Mayra, em 1979. Ao tornar-se mãe, em Buenos Aires, iniciou sua militância na amamentação e, poucos meses após, engajou-se também no movimento feminista. Participou do grupo de apoio à amamentação chamado Ñuñu e defendeu o direito das mulheres a optarem por amamentar ou não seus filhos.

 Em 1980, de volta ao Brasil, Bíbi fundou, com o apoio de outras mulheres, um grupo de apoio à amamentação chamado Amigas do Peito. Ao reconhecer sua militância à causa, o Ministério da Saúde homenageia Bíbi Vogel dando seu nome ao prêmio criado para reconhecer municípios que desenvolvam ações inovadoras na promoção e apoio à amamentação.

Seleção

Para a seleção do prêmio são compostas duas comissões de avaliação, uma estadual e uma na­cional. As comissões avaliam os municípios em duas fases. A primeira é baseada na avaliação da documentação apresentada à Comissão Esta­dual do Prêmio. Na segunda fase, a Comissão Nacional define dez mu­nicípios que serão visitados, dois de cada macrorregião do País.

 Na avaliação são levados em consideração o número, as característi­cas, a abrangência e os aspectos inovadores das ações de aleitamento ma­terno com ênfase nos dois últimos anos .Exemplos:

• existência de Comitê Municipal de Aleitamento Materno ou similar;

• existência de Hospital (is) Amigo(s) da Criança;

• adoção do Método Canguru;

• existência de Banco de Leite Humano;

• ações de monitoramento da NBCAL;

• implementação da Rede Amamenta Brasil;

• existência de Unidades Básicas de Saúde Amigas da Amamentação e outras ações de implementação na atenção primária de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.;

• ações comunitárias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno (Ex: grupos de apoio);

• ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno realizadas nas escolas;

• ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno voltadas para a mulher trabalhadora;

• realização de campanhas e mobilização social em prol da amamentação; e outras.

 

A próxima edição do Prêmio Bíbi Vogel está prevista para 2015.

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil