Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

A Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS/MS) do Ministério da Saúde é responsável por elaborar as ações de atenção integral à saúde da criança desde a gestação até os 9 anos de idade. Também tem como finalidade reduzir a mortalidade infantil e garantir o pleno crescimento e desenvolvimento da criança, apoiando a implementação das redes de atenção à saúde em seu componente específico, com especial atenção às áreas e populações de maior vulnerabilidade.

 

Em 2015, foi publicada a Portaria nº 1.130, de 5 de agosto, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança (PNAISC), envolvendo ações que vão desde um pré-natal de qualidade para a mulher e o bebê, nascimento seguro e humanizado com a adoção de boas práticas, atenção à saúde do recém-nascido, aleitamento materno, estímulo ao desenvolvimento integral na primeira infância, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, prevenção de violências e promoção da cultura de paz e atenção à saúde de crianças com doenças crônicas e/ou em situação de vulnerabilidades.

 

Nos últimos anos, o lançamento de programas prioritários como a Rede Cegonha e o Brasil Carinhoso refletiu a importância com que o governo federal trata as questões voltadas para o público infantil. E os estados e municípios, bem como a sociedade civil organizada, são nossos grandes parceiros na construção de um SUS que investe na infância.


Objetivo Geral

Promover a atenção integral à saúde da criança e apoiar a implementação das redes de atenção à saúde em seu componente específico, com especial atenção as áreas e populações de maior vulnerabilidade.

 

Missão

Promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, respeitando os princípios da universalidade, integralidade e equidade, em parceria com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, a iniciativa privada, a sociedade e a família, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para o exercício da cidadania.


Visão

Ser promotora e protetora dos direitos da criança à vida, à saúde e à felicidade.

 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil