Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

COMPONENTE 2 – INTERVENÇÕES SISTÊMICAS ESTRATÉGICAS

 Intervenções Sistêmicas – Estratégia de Transporte de Pessoas para Procedimentos Eletivos

 A Intervenção Sistêmica, aprovada pelo BIRD, é voltada à elaboração da estratégia de Transporte de Pessoas para Procedimentos Eletivos, a ser disponibilizada para implementação nas regiões selecionadas do Projeto QualiSUS-Rede.

 

Estratégia de Transporte de Pessoas para Procedimentos Eletivos

 A Intervenção Sistêmica, aprovada pelo BIRD, é voltada à elaboração da estratégia de Transporte de Pessoas para Procedimentos Eletivos, a ser disponibilizada para implementação nas regiões selecionadas do Projeto QualiSUS-Rede.

 

Curso de Ambiência em Saúde para Profissionais de Arquitetura e Engenharia das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde das 15 Regiões do Projeto QualiSUS-Rede

  A Intervenção Sistêmica, aprovada pelo BIRD, consiste na oferta de um curso voltado para a discussão do tema da Ambiência e sua aplicação aos projetos arquitetônicos de intervenções previstas nos Subprojetos ou nas Redes Temáticas priorizadas pelo Projeto. O público-alvo são arquitetos e engenheiros que atuam em secretarias estaduais e municipais de saúde das regiões do QualiSUS-Rede (ou secretarias com atuação na Saúde), devendo ser priorizados técnicos diretamente vinculados aos Subprojetos regionais e à estruturação das Redes Temáticas. 

 

Qualificação da Gestão de Tecnologias Médico-Hospitalares nas Redes de Atenção à Saúde

 A Intervenção Sistêmica, aprovada pelo BIRD, tem o objetivo de realizar um Curso de Gestão de Equipamentos Médico-hospitalares, em formato de Ensino à Distância (EAD), voltado a profissionais que atuam na gestão de equipamentos médico-hospitalares nas regiões do Projeto QualiSUS-Rede.

 

Assistência Farmacêutica nas Redes de Atenção à Saúde das Regiões do Projeto QualiSUS-Rede

 A Intervenção Sistêmica, aprovada pelo BIRD, tem o objetivo de realizar a formação profissional, a informatização das unidades de saúde e a utilização do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica – HÓRUS.

 

Estudos Nacionais

 O Projeto deu continuidade ao processo de contratação de empresas de consultorias especializadas para desenvolver Estudos nos temas abaixo:

 1) Financiamento e alocação de recursos tripartite para o desenvolvimento de ações e serviços descentralizados do SUS na perspectiva da implantação das redes de atenção à saúde: diagnóstico e proposição de alternativas;

2) Modelos de governança e contratualização federativa;

3) Integração dos instrumentos de planejamento e gestão do SUS para o fortalecimento do planejamento regional com vistas à implementação das redes de atenção à saúde;

4) Apuração e gestão de custos em Redes de Atenção à Saúde;

5) Gestão do cuidado nas condições crônicas não transmissíveis, com ênfase na atenção básica e na perspectiva da integralidade.

 

Salvaguardas – Planos para os Povos Indígenas – PPI

 Conforme recomendações do Banco Mundial, durante as discussões sobre as salvaguardas sociais e ambientais do Projeto, os Subprojetos Regionais com presença indígena necessitaram complementar ou construir os Planos para os Povos Indígenas – PPI. 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil