Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Conheça o SomaSUS    

      O Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SomaSUS) é uma ferramenta para auxiliar gestores e técnicos de instituições de saúde a planejar, avaliar e elaborar projetos de investimentos em infraestrutura. 

      A existência de deficiências e problemas na área de saúde do país é notoriamente conhecida. Particularmente, a infra-estrutura em saúde é um setor que merece uma atenção especial. Diante disso, é de suma importância para o gestor em saúde formular um planejamento integrado, que considere características como a população a ser atendida, a demanda regional, o perfil epidemiológico e os recursos humanos e financeiros disponíveis. 
Além de serem fundamentais na fase de planejamento, estas características devem estar presentes nos projetos de investimento encaminhados ao Ministério da Saúde, o que implica na necessidade de desenvolver mecanismos que auxiliem estes gestores na tomada de decisões e na conseqüente ampliação da oferta de saúde à população.

    Com base nisso, a equipe técnica da Diretoria de Programas - DP da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, criou o Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde - Somasus, uma ferramenta que tem como missão atender aos proponentes do MS, permitindo a realização de consultas a cerca de aspectos relacionados à estrutura física dos estabelecimentos assistenciais de saúde, além de possibilitar a classificação desses por ambientes e serviços, objetivando a elaboração de projetos mais condizentes com a realidade local e com as exigências técnicas estabelecidas para a aprovação de projetos.

     O Somasus tem por objetivo se tornar um instrumento não só para auxílio na elaboração de projetos, mas também para a consolidação do processo de reorganização da rede de atenção à saúde. A regionalização e as políticas que visam à eqüidade do sistema são fundamentais para a concretização do projeto proposto, uma vez que irão considerar as necessidades locais, otimizando a alocação dos recursos disponíveis. Espera-se que, a partir da utilização do sistema, os projetos encaminhados ao Ministério estejam mais adequados às necessidades reais da população, refletindo a realidade dos municípios e estados, e permitindo uma maior agilidade no processo de análise técnica e conseqüentemente na aprovação dos mesmos.

Clique aqui para acessar o SomaSUS

Conheça o Histórico do SomaSUS

 

 

 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil