Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Instituída em junho de 2008, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) resulta de uma ação conjunta entre a SGTES e a OPAS-OMS, que visa criar condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS, destinada a atender as necessidades de formação e educação permanente do SUS.

Além de sua dimensão interministerial e internacional, a UNA-SUS deve ser vista como um arranjo interfederativo, com a participação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) como co-autores e co-gestores da Universidade.

A UNA-SUS tem os seguintes objetivos específicos:
1. Criar um acervo público e colaborativo de materiais educacionais para a área da saúde, com vistas ao intercâmbio de informações acadêmicas dos alunos para certificação educacional compartilhada;
2. Promover a incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de educação em saúde;
3. Oferecer apoio presencial aos processos de aprendizagem em saúde;
4. Disponibilizar aos trabalhadores da saúde a oferta de cursos adequados à realidade local, utilizando-se de interações presenciais e a distância, com vistas à capacitação em áreas estratégicas para o SUS.

A rede tem como membros instituições que desenvolvem programas de formação e qualificação para trabalhadores da saúde em áreas estratégicas para consolidação do SUS, assumindo a responsabilidade de atingir no mínimo mil profissionais e o compromisso de tornar público todo material didático produzido. Dessa forma é possível levar a cada trabalhador de saúde oportunidades de aprendizado, como material para auto-instrução, cursos livres e de atualização, cursos de aperfeiçoamento, especialização e até mesmo mestrados profissionais. O uso de técnicas de educação a distância minimiza a necessidade de deslocamento da cidade ou da região do trabalhador.

A UNA-SUS tem como metas iniciais oferecer especialização para 57.160 profissionais das Equipes de Saúde da Família e apoiar o Programa Nacional de Capacitação Gerencial, que qualificará 110 mil gestores de saúde. Nessa direção, o Ministério da Saúde vem firmando parcerias com universidades públicas destinadas à oferta de cursos para médicos, dentistas e enfermeiros do Programa Saúde da Família (PSF), prevendo-se a oferta de mais de dez mil vagas por ano a partir de 2010. O formato desses cursos e a distribuição nacional dessas vagas são definidos por pactuação tripartite, garantindo sua adequação ao perfil epidemiológico e às políticas de saúde de cada local.

Visite o site http://www.unasus.gov.br

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil