Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)

 

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) é uma pesquisa de base domiciliar, de âmbito nacional, realizada em 81.767 domicílios em 1.600 municípios. A pesquisa é fruto de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o Ministério da Educação,, faz parte do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD) do IBGE e deverá ter uma periodicidade quinquenal. A pesquisa foi representativa para Brasil, áreas urbanas e rurais, Grandes Regiões, Unidades Federativas e Capitais.

O inquérito foi composto por três questionários: o domiciliar, referente às características do domicílio, nos moldes do censo demográfico e da PNAD; o relativo a todos os moradores do domicílio, que dará continuidade ao Suplemento Saúde da PNAD; e o individual, a ser respondido por um morador adulto (18 anos ou mais) do domicílio, com enfoque às principais doenças crônicas não transmissíveis, aos estilos de vida, e ao acesso ao atendimento médico.

O morador adulto selecionado teve o peso, a altura, a circunferência da cintura e a pressão arterial aferidos. Um dos grandes destaques da PNS é que, pela primeira vez em um inquérito de saúde de âmbito nacional, foram coletadas amostras biológicas para realização de exames laboratoriais para caracterizar perfil lipídico (colesterol total, LDL, HDL), hemoglobina glicada, hemograma, sorologia de dengue, hemoglobina S e creatinina plasmática, além de coleta de urina para dosar sódio (para estimar o consumo de sal), potássio e creatinina. As coletas de sangue e a de urina foram realizadas em uma subamostra dos adultos respondentes ao questionário individual e, com consentimento, as amostras de sangue foram armazenadas, sem identificação dos sujeitos, para criação de soroteca.

 

Volume 1

Os primeiros resultados da PNS foram divulgados no dia 10 dezembro de 2014, com informações sobre doenças crônicas, estilos de vida (consumo alimentar, uso de álcool, atividade física e tabagismo) e percepção do estado de saúde física e mental. Outras informações sobre a pesquisa, como metodologia e questionário completo, estão disponíveis no site da pesquisa

O relatório completo pode ser acessado aqui, bem como a apresentação, utilizada no lançamento do dia 10 de dezembro no IBGE.

Os microdados, tabelas, notas técnicas e glossário estão disponíveis no site do IBGE.

 

Volume 2 

O segundo volume da PNS foi divulgado no dia 02 de junho de 2015, com informações sobre acesso e utilização de serviços de saúde; cobertura do Programa Saúde da Família; cobertura de plano de saúde; saúde bucal; acidentes de trânsito e violências; percepção de discriminação nos serviços de saúde; características dos domicílios; presença de cães e gatos no domicílio, vacinação de animais e dengue.

O relatório completo pode ser acessado aqui, bem como a apresentação,utilizada no lançamento do dia 02 de junho no IBGE.

Os microdados, tabelas, notas técnicas e glossário estão disponíveis no site do IBGE.

 

Volume 3


O terceiro volume da PNS foi divulgado no dia 21 de agosto de 2015, com informações sobre a saúde de crianças com menos de 2 anos de idade (consultas médicas, aleitamento materno, testes de diagnóstico precoce - pezinho, orelhinha e olhinho); de indivíduos de 60 anos ou mais, com a funcionalidade da pessoa idosa (atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, apoio social, cirurgia de catarata, vacinação contra a gripe); das pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual); e saúde da mulher (exames preventivos, menarca e menopausa, planejamento familiar, contracepção), com módulo especial sobre o atendimento pré-natal e assistência ao parto (número de consultas, exames realizados, tipo do parto, peso ao nascer). 

O volume 3 também traz resultados de antropometria (déficit de peso, excesso de peso, obesidade e circunferência da cintura aumentada) e pressão arterial (abaixo do normal e elevada).

O relatório completo pode ser acessado aqui, bem como a apresentação, utilizada no lançamento do dia 21 de agosto no IBGE.

Os microdados, tabelas, notas técnicas e glossário estão disponíveis no site do IBGE.

 

Volume 4


O quarto volume da PNS foi divulgado no dia 30 de junho de 2016, com informações da relação entre a condição no mercado de trabalho e alguns temas já contemplados nos volumes anteriores: pessoas com deficiência; posse de plano de saúde; utilização do serviço de saúde; acidentes e violências e estilos de vida (tabagismo, uso de álcool; consumo alimentar) e doenças crônicas.

O relatório completo pode ser acessado aqui, bem como a apresentação, utilizada no lançamento do dia 30 de junho no IBGE.

Os microdados, tabelas, notas técnicas e glossário estão disponíveis no site do IBGE.

 

Publicações (Relatórios e Suplementos em Revistas Científicas):

Os relatórios completos podem ser acessados nos links abaixo:

Pesquisa Nacional de Saúde 2013: Percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas, Brasil, grandes regiões e unidades da federação – Volume 1 

Pesquisa Nacional de Saúde 2013: Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências, Brasil, grandes regiões e unidades da federação – Volume 2 

Pesquisa Nacional de Saúde 2013: Ciclos de vida, Brasil e Grandes Regiões – Volume 3

Pesquisa Nacional de Saúde 2013: Indicadores de Saúde e Mercado de Trabalho – Volume 4


O suplemento da Revista Brasileira de Epidemiologia, de 2015, com vários artigos baseados nos resultados da PNS 2013, pode ser acessadoaqui.

 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil