Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Descrição

Doença viral aguda, caracterizada por febre, dor e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, com predileção pelas parótidas e, às vezes, pelas sublinguais ou submandibulares. Ocorre primariamente no escolar e no adolescente, de evolução benigna, mas eventualmente podendo ser grave, chegando a determinar hospitalização do doente. Em homens adultos, pode ocorrer orquiepididimite em, aproximadamente, 20% a 30% dos casos; em mulheres acima de 15 anos podem apresentar mastite ( aproximadamente, 15% dos casos) e 5 % daquelas que adquirem a parotidite após a fase puberal podem ocorrer ooforite. A pancreatite pode ocorrer em 20% dos casos. O sistema nervoso central, com frequência, pode estar acometido sob a forma de meningite asséptica, quase sempre sem sequelas. Mais raramente, pode ocorrer encefalite.

A caxumba é doença de distribuição universal, de alta morbidade e baixa letalidade, aparecendo sob a forma endêmica ou surtos.

 

Sinonímia

Papeira, caxumba.

 

Agente Etiológico

Vírus da família Paramyxoviridae, gênero Paramyxovirus.

 

Reservatório

O homem.

 

Modo de Transmissão

Via aérea, através disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. Já a transmissão indireta é menos frequente,  mas pode ocorrer pelo contato com objeto e utensílios contaminados com secreção do nariz e/ou boca.

 

Período de Incubação

De 12 a 25 dias, sendo, em média, 16 a 18 dias.

 

Período de Transmissibilidade

Varia entre 6 e 7 dias antes das manifestações clínicas, até 9 dias após o surgimento dos sintomas. O vírus pode ser encontrado na urina até 14 dias após o início da doença.

 

Suscetibilidade e Imunidade

A imunidade é de caráter permanente, sendo adquirida após infecções inaparentes, aparentes, ou após imunização ativa.

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil