Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

O primeiro passo para implantação do HÓRUS nos serviços de saúde é possuir login e senha de acesso ao ambiente de produção desse sistema.

Com o acesso ao ambiente de produção, é possível iniciar o registro de dados reais no sistema, ou seja, iniciar a implantação.

Para solicitar a primeira senha de acesso ao HÓRUS, verifique se a esfera administrativa do seu local de trabalho já finalizou as três fases de adesão: Cadastro de Adesão, Termo de Adesão e Capacitação.

 

1. Solicitar a primeira senha de acesso ao HÓRUS ou troca de gestor do sistema:

Verifique a seguir como solicitar a primeira senha de acesso ou a troca do gestor do sistema, de acordo com a esfera administrativa:

A primeira senha de acesso ou a senha para o novo gestor é liberada ao responsável indicado no ofício. Este profissional será o ponto de contato entre o MS e SMS, SES ou entidade, e será responsável por autorizar o acesso ao HÓRUS dos demais profissionais.

Preencher o formulário de solicitação da senha do ambiente de produção do sistema HÓRUS e anexar um ofício assinado pelo gestor da esfera ou da entidade.

 

Atenção: a senha de acesso ao HÓRUS é pessoal, portanto, todos os profissionais do serviços que irão utilizar o sistema deverão ter sua senha de acesso. Para solicitar senha de acesso ao HÓRUS aos demais profissionais, siga as instruções abaixo:

  1. A solicitação de senha de acesso ao ambiente produção para os demais profissionais do serviço que irá utilizar o HÓRUS deverá ser realizada no Sistema de Controle de Acesso Web do Ministério da Saúde (SCAWEB): www.saude.gov.br/scaweb. Clique aqui para ter acesso ao manual com orientações para cadastro de usuários no SCAWEB.
  2. Após envio da solicitação de acesso, a equipe de suporte do HÓRUS entrará em contato com o responsável pela implantação do HÓRUS (indicado no ofício) por e-mail, para que este autorize a liberação do acesso.
  3. Após a autorização, o novo usuário receberá uma senha provisória encaminhada ao e-mail do profissional de saúde cadastrado no SCAWEB. No primeiro acesso do profissional ao ambiente de produção do HÓRUS será necessária realizar a troca da senha.
  4. Após a troca da senha, o profissional pode iniciar a implantação do sistema nos serviços de saúde locais.

 

2. Implantar o HÓRUS

A seguir são disponibilizados roteiros de implantação do HÓRUS com sugestões que podem auxiliar o serviço a se organizar

Implantação em Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) ou almoxarifado “Em breve

Implantação em farmácia ou unidade de saúde da atenção básica “Em breve

Implantação em farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) “Em breve

Implantação em hospital “Em breve

 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil