Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

O Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF) prestou diversas homenagens, nesta quarta-feira (04), ao diretor do DAF, Dr. Renato Alves Teixeira Lima, pelo primeiro ano de gestão à frente do Departamento. A homenagem contou com a presença dos servidores da área.

Como gestor de uma das áreas mais importantes do Ministério da Saúde, implantou o Núcleo de Projetos e a Coordenação-Geral de Monitoramento das Políticas Nacionais da Assistência Farmacêutica e Medicamentos que tem, como principais atribuições, a de apoiar e monitorar a implementação de normas e diretrizes relacionadas às Políticas Nacionais de Assistência Farmacêutica - PNAF, com foco na ampliação do acesso e uso racional de medicamentos, bem como a de ampliar os mecanismos de gestão e desenvolver novas ferramentas que auxiliem no monitoramento de todos os processos de aquisição e distribuição de medicamentos no âmbito da Assistência Farmacêutica.

Em virtude da diversidade de especialistas no DAF, implantou o Núcleo de Gestão de Pessoas, com a finalidade de proporcionar aos gestores e consultores um acolhimento mais humanizado. Sua gestão também foi responsável pela revisão na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – RENAME 2017, que teve como objetivo evitar conflitos de interpretação e dar mais transparência aos medicamentos que devem ser ofertados ao cidadão brasileiro, além de iniciar uma extensa revisão dos contratos de compra de medicamentos e aumento do valor do repasse do componente básico para Estados e Municípios. Essas ações resultaram em uma economia de milhões de reais ao Ministério da Saúde.

“Essas ações que foram implementadas em minha gestão fortalecem a assistência farmacêutica como um todo e mostram o comprometimento do DAF em ampliar cada dia mais o acesso da população a novos medicamentos” destacou o diretor do Departamento. 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil