Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

 

O Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DECIIS), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (CTIE), por meio da Coordenação de Assuntos Regulatórios, promoveu, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, a “Oficina sobre Desenvolvimento de Estratégia de Implementação de Building Information Modeling (BIM), na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial/ABDI, em Brasília.  

O encontro é um primeiro passo rumo à construção de políticas públicas em torno da utilização do BIM no setor saúde.

A adoção da tecnologia permitirá qualificar a execução de obras e a modernização de instalações, a elaboração de projetos financiados pelo DECIIS por meio de convênios para reformas e melhorias de infraestrutura das indústrias farmoquímicas e de equipamentos e materiais de uso em saúde.

Para implementar a discussão e o debate, a CGAR identificou e reuniu parceiros que já trabalham com o BIM, o que resultou em oportunidade de troca de experiências, com a contribuição de palestrantes com vários níveis de experiência no tema, entre eles, representantes do Ministério da Industria, Comercio Exterior e Serviços/MDIC (que coordena o recém criado Comitê Estratégico Interministerial de Implementação do Building Information Modelling), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Indusrial/ABDI, do grupo técnico BIM da Fundação Oswaldo Cruz, da Secretaria Municipal de Serviços e Obras de São Paulo (SPObras), do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), e de Laboratórios BIM (LaBIM) dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além de técnicos das áreas do MS que trabalham com avaliação de convênios de construção e reformas de obras (Fundo Nacional de Saúde, Departamento de Economia da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde e do próprio DECIIS). A reunião contou ainda com a presença de representantes do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília/UnB.

 

Palestras da Oficina:

 

  1. MDIC: O Comitê Estratégico de Implementação do BIM
  2. ABDI: Mobilização para Difusão do BIM
  3. ABDI: Coletânea Guias BIM ABDI/MDIC
  4. CGAR/DECIIS: A visão do DECIIS na Implantação do BIM
  5. TECPAR: Projetos do Parque Tecnológico da Saúde
  6. FIOCRUZ: Como realizar contratação de projetos de obras em BIM
  7. LaBIM PR: Histórico, estruturas, capacidades e estratégias de atuação do BIM  no Paraná
  8. LaBIM RS: Histórico, estruturas, capacidades e estratégias de atuação do BIM no Rio Grande do Sul
  9. LaBIM SC: Histórico, estruturas, capacidades e estratégias de atuação do BIM em Santa Catarina
  10. SP-OBRAS: Histórico, estruturas, capacidades e estratégias de atuação do BIM na Prefeitura do Município de São Paulo

 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil