Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 06/10/2017 as 16:10:16 alterado em 06/10/2017 as 16:10:16

Os dois países mantêm diálogo constante sobre questões relacionadas à saúde. A cooperação busca identificar e resolver problemas que possam afetar as zonas fronteiriças da região.

 

 

No contexto da visita ao Brasil do ministro das Relações Exteriores da Bolívia, Fernando Huanacuni, os dois países assinaram, nesta sexta-feira (6), o “Acordo Interinstitucional Internacional em Matéria de Cooperação em Saúde na Fronteira”. Do lado brasileiro, o acordo foi assinado pela secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP), Gerlane Baccarin.

Brasil e Bolívia têm mais de 3.420 km de fronteira. Por essa razão, a cooperação em matéria fronteiriça tem caráter estratégico para os dois países. O Acordo constitui um marco institucional para estimular esforços de coordenação na área de saúde na fronteira. Para implementá-lo, será criado um Grupo de Trabalho em Saúde na Fronteira Brasil-Bolívia, com o objetivo de identificar e propor soluções para questões de saúde que afetem as populações da zona fronteiriça dos dois países.

Os dois países também têm cooperado em áreas como a capacitação em emergências de saúde, com transferência de tecnologias e conhecimentos do Sistema de Monitoramento de Emergência (SIME) brasileiro à Bolívia.

COOPERAÇÃO TÉCNICA – O Ministério da Saúde possui mais de 50 projetos de cooperação técnica internacional em andamento, e há mais de 70 projetos já concluídos. Com a Bolívia, está em fase de negociação uma campanha de vacinação canina antirrábica conjunta, nos municípios bolivianos de Puerto Suarez e Puerto Quijarro. Em janeiro de 2017, o Brasil doou 70 mil doses de vacina de cultivo celular à Bolívia. O Ministério da Saúde do Brasil também apoiará o custeio de vacinadores do município de Corumbá (MS).

Por Anna Lima, do Nucom AISA

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil