Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 06/09/2017 as 16:09:08 alterado em 06/09/2017 as 16:09:08

Delegação do país caribenho visita o Ministério da Saúde para troca de experiências com vistas ao fortalecimento das políticas nacionais de atenção à doença falciforme.

No período de 28 a 31 de agosto, delegação do Ministério da Saúde da Jamaica, composta pela diretora de Doenças Crônicas e não Transmissíveis, Tamu Davidson, e pela diretora de Saúde da Família, Melody Ennis, visitou o Ministério da Saúde do Brasil, com o objetivo de promover troca de experiências na gestão de programas e de serviços integrais ao paciente com doença falciforme. A missão aconteceu no âmbito do projeto de cooperação intitulado “Fortalecimento e apoio do programa de saúde da doença falciforme jamaicano", cujos objetivos são a ampliação da triagem neonatal na Jamaica e o fortalecimento da política de atenção à doença falciforme de ambos os países.

No marco da cooperação bilateral nessa matéria, o Brasil doou equipamento de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, um método de separação de compostos químicos em solução. O aparelho já está em funcionamento na Unidade de Doença Falciforme do Tropical da Universidade de West Indies, na Jamaica. O projeto também prevê atividades de capacitação que incluem a visita de gestores do Ministério da Saúde jamaicano ao Brasil, a formação de profissionais da saúde (enfermeiros, médicos, dentistas e técnicos de laboratório) e a realização de oficinas conjuntas com especialistas dos dois países para troca de experiências na área.

A delegação jamaicana participou de reuniões com técnicos da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e conheceu os serviços de atenção ao paciente de doença falciforme em Brasília, o Hospital de Apoio de Brasília e o Hospital de Base. A equipe seguiu para Salvador-BA, onde visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Bahia (APAE), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e os Centros de Saúde de Itapuã e Carlos Gomes.

COOPERAÇÃO – Atualmente, o Ministério da Saúde possui 35 projetos de cooperação em andamento e outros 70 concluídos, com destaque para as parcerias com países da África lusófona, da América Latina e do Caribe. A principal atuação em cooperação tem sido em áreas como Banco de Leite Humano, formação de recursos humanos, atenção básica, HIV/aids, hepatites virais, vigilância epidemiológica, nutrição e gestão em saúde.

Por Anna Lima, do Nucom AISA

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil