Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

TABAGISMO

Se você não encontrou uma resposta para a sua dúvida, utilize o Fale com o Ministério.

Pergunta/Resposta

Fumar durante a gravidez traz sérios riscos, tanto para a gestante quanto para o feto. Exemplos destes riscos são os abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebês de baixo peso, mortes de fetos e de recém-nascidos, defeitos congênitos. A gestante que fuma apresenta maior possibilidade de complicação durante o parto, quando comparada às gestantes não fumantes. Estes problemas se devem, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina sobre o feto, após a absorção pelo organismo materno.

Fumar um único cigarro é o suficiente para acelerar em poucos minutos os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o aparelho cardiovascular. Além disso, os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais que os filhos de não fumantes.


Outras Perguntas sobre o mesmo assunto
Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil