Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

TABAGISMO

Se você não encontrou uma resposta para a sua dúvida, utilize o Fale com o Ministério.

Pergunta/Resposta

Existem dois métodos que podem ser utilizados durante as tentativas em se parar de fumar. A primeira delas é a parada imediata, e deverá ser sempre a primeira opção. Inicialmente é marcada uma data pelo próprio fumante e nesse dia ele não poderá mais fumar. O segundo método consiste na parada gradual, onde duas práticas poderão ser adotadas: redução do número de cigarros fumados (1) ou o retardamento da hora na qual se tem vontade de fumar (2).

(1) Podemos considerar que, se um fumante faz uso de 30 cigarros por dia, então no 1º dia ele fumará os 30 cigarros usuais, no 2º dia 25 cigarros, no 3º dia 20 cigarros, no 4º dia 15 cigarros, no 5º dia 10 cigarros, no 6º dia 5 cigarros; o 7º será o primeiro dia sem cigarros.

(2) Caso venha a optar pelo adiamento da hora do primeiro cigarro, pode-se considerar o seguinte exemplo: no 1º dia o indivíduo fumará seu primeiro cigarro às 9h, no 2º dia às 11h, no 3º às 13h, no 4º às 15h, no 5º dia às 17h, no 6º às 19h; o 7º será o primeiro dia sem cigarros. Esta estratégia não deve durar mais do que duas semanas para ser colocada em prática, pois há o risco de se tornar apenas uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante.


Outras Perguntas sobre o mesmo assunto
Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil