Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

TABAGISMO

Se você não encontrou uma resposta para a sua dúvida, utilize o Fale com o Ministério.

Pergunta/Resposta

A nicotina, uma das substâncias presentes na composição do tabaco (charuto, cachimbo, cigarro de palha, entre outros) causa forte dependência. Esta substância produz sensações de prazer, o que pode levar ao abuso e à dependência. Ao ser ingerida, a nicotina produz alterações no sistema nervoso central, modificando o estado emocional e o comportamental dos indivíduos.

Depois que atinge o cérebro, a nicotina libera várias substâncias responsáveis por estimular a sensação de prazer. Com a ingestão contínua, o cérebro se acostuma e passa a precisar de quantidades cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha inicialmente. Com o passar do tempo, a necessidade de consumir mais cigarros torna-se maior. Por esta razão, os primeiros dias sem o uso do cigarro são considerados os mais difíceis.

Contudo, estas mesmas dificuldades tendem a diminuir com o passar dos dias. As estatísticas mostram que os fumantes, quando comparados aos que não fumam, apresentam riscos 10 vezes maior de adoecer com câncer de pulmão, cinco vezes maior de sofrer infarto e enfisema pulmonar e duas vezes maior de sofrer derrame cerebral.


Outras Perguntas sobre o mesmo assunto
Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil