DENGUE
Pergunta/Resposta
- Detalhes
- Criado: 28 Janeiro 2014
Não há tratamento específico para o paciente com dengue clássico. O médico deve tratar os sintomas (dores de cabeça e no corpo) com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e a Aspirina, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.
É importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido. Já os pacientes com febre hemorrágica do dengue (fhd) devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A pessoa deixa de ter febre e isso leva a uma falsa sensação de melhora, mas em seguida o quadro clínico do paciente piora. Em casos menos graves, quando os vômitos ameaçarem causar desidratação, a reidratação pode ser feita em nível ambulatorial.
A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) alerta que alguns dos sintomas da dengue só podem ser diagnosticados por um médico.





