Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 13/09/2017 as 14:09:19 alterado em 14/09/2017 as 17:09:48

A população terá garantida toda a assistência oncológica necessária por meio do SUS na instituição. Os atendimentos serão vinculados ao Hospital São Vicente, que possui habilitação

O Ministério da Saúde e a prefeitura de Jundiaí fecharam acordo para a continuidade do atendimento do Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), durante reunião na tarde desta segunda-feira (11), em Brasília. O atendimento na unidade, que havia solicitado habilitação de oncologia pediátrica, continuará vinculado ao Hospital São Vicente, garantindo assim a assistência aos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Em comum acordo com a presidência do Grendaac e com o município de Jundiaí, responsável pela contratualização desta unidade, decidimos que não haverá interrupção dos serviços de nenhuma forma e que toda a assistência necessária será garantida por meio dos recursos federais que são e que sempre foram enviados ao gestor local, com cobertura integral do que é produzido pela instituição”, destacou o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

O pleito da unidade até então era a habilitação como Serviço de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) pediátrica. No entanto, o estabelecimento possui apenas 16 leitos e essa quantidade não atende aos critérios mínimos previstos pela legislação, que exige ao menos 60 leitos. São parâmetros necessários para garantir estrutura, segurança e qualidade do paciente, estabelecidos pelo Governo Federal conjuntamente com especialistas e sociedades médicas – inclusive a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Como o município de Jundiaí conta com o Hospital São Vicente, que apresenta mais de 200 leitos e possui habilitação para o atendimento de oncologia pediátrica, os casos do Grendacc continuarão sendo referenciados para esta instituição, mantendo vinculados os atendimentos e procedimentos que forem necessários.

“O hospital não tem estrutura para ter a habilitação e isso foi comprovado após visita técnica do Ministério da Saúde. Não temos o número de leitos necessários, mas isso não vai gerar desassistência. Por mais que o Grendaac ainda não detenha a habilitação, estamos nos comprometendo a garantir todo o atendimento por meio do nosso hospital que é credenciado. Enquanto isso, a entidade vai se reestruturando para adequar todos os parâmetros necessários e fazer um novo pleito no futuro”, finalizou o Vice-Secretário de Saúde de Jundiaí, Tiago Texera.

 

Por Gustavo Frasão, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa
(61) 3315- 3533 / 3580

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil