Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

Data de Cadastro: 14/02/2017 as 18:02:26 alterado em 15/02/2017 as 09:02:07

O ministro Ricardo Barros está no país para participar da 5ª Edição da World Government Summit. O aplicativo Guardiões da Saúde foi premiado durante o evento

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, reuniu-se, nesta terça-feira (14), com o ministro da Saúde e Prevenção dos Emirados Árabes Unidos, Abdul Rahman Bin Mohammed Al Owais, para discutir potenciais cooperações em saúde. Barros está em Dubai desde o dia 11 de fevereiro, para participar da 5ª edição da World Government Summit, um foro internacional com ênfase em tecnologia e inovação para resolver desafios universais.

Durante a reunião, o ministro Ricardo Barros apresentou a organização dos serviços de saúde no Brasil e discorreu sobre alguns dos programas de interesse do país árabe, como as ações de imunização, transplantes, complexo industrial e atenção hospitalar. O ministro Abdul Rahman ressaltou a importância dos programas e demonstrou interesse em trocar experiências nas áreas, com a formação de uma delegação de oficiais e profissionais de saúde para conhecerem o sistema brasileiro.

O ministro Ricardo Barros também ressaltou a importância da gestão e da informatização do sistema de saúde – outra possível área de colaboração entre os países – para prover serviços de saúde de maneira efetiva à população. O encontro faz parte das diversas agendas realizadas em Dubai. Na última segunda-feira (13), ele se reuniu com o Diretor Geral da Autoridade de Saúde de Dubai, Humaid Al Qatami, e apresentou o Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira também:
Ministro apresenta SUS para Autoridade de Saúde em Dubai

PREMIAÇÃO – O Brasil também recebeu, nesta terça-feira (14), durante a 5ª edição da World Government Summit (Cúpula Mundial de Governo), o prêmio “Best m-Government Service Award” pelo aplicativo Guardiões da Saúde, usado no período das Olimpíadas. A plataforma venceu na categoria Melhor Serviço Governamental Mobile.

O aplicativo, criado para mapear a ocorrência de sintomas similares, foi considerado uma ferramenta inovadora, eficiente e acessível para a vigilância participativa da saúde, sobretudo durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 no Rio de Janeiro, durante os quais não foi registrado nenhum caso de Zika.

Torcedores brasileiros e estrangeiros utilizaram a ferramenta durante os jogos. O Ministério da Saúde recebeu 9.616  registros de 5.373  usuários relatando a condição de saúde (bem ou mal). O aplicativo foi disponibilizado em sete idiomas (utilizados pela OMS), tanto para plataformas Android como iOS, e também contou com um website para registro e participação. A ferramenta será adaptada para utilização em outros eventos do país.

Atendimento à imprensa
(61) 3315.3580

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil