Script de estatística do portal - depende da habilitação de javascript.

Ministério da Saude SUS Governo Federal

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros.

Bloco G - Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF 70058-900 Telefone:(61) 3315-2425 | Disque 136 Ouvidoria Geral do SUS Horas: quinta-feira 08:00 – 18:00

Portal da Saúde

A ESTRATÉGIA e-SAÚDE PARA O BRASIL, que se alinha às diretrizes e princípios do SUS e à política de governo eletrônico, é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) que resulta da experiência acumulada de um conjunto de atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento de tecnologias de comunicação e informação em saúde, incluindo, profissionais especialistas, gestores, pesquisadores, representantes de entidades e de conselhos de classe.

No Brasil, a informação e comunicação é desenvolvida no território, ou seja, no local mais próximo da vida das pessoas, os municípios. Por isso, é fundamental que ela se oriente por princípios e estratégias que permitam a integração e interoperabilidade dos sistemas existentes no país que registram as ocorrências e agravos relacionados à situação de saúde do cidadão durante sua vida, e, efetivamente, promova o aumento da qualidade, da resolutividade e da humanização nos diversos aspectos da atenção à saúde.

A abordagem desta ESTRATÉGIA permite, por meio de um resgate histórico dos conceitos e experiências estruturados no Sistema Único de Saúde (SUS), e no âmbito internacional na área de e-saúde, contribuir como elemento de avanço da ação gestora do sistema. O uso de e-Saúde vem mudando a forma de se organizar e disponibilizar serviços de saúde em todo o mundo. Iniciativas como o Sistema Cartão Nacional de Saúde e o Registro Eletrônico de Saúde se enquadram neste contexto.

O documento, pactuado pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), conforme Resolução CIT nº 19, de 22 de Junho de 2017, propõe uma visão de e-Saúde até 2020 e descreve mecanismos contributivos para a consecução dos objetivos do Plano Nacional de Saúde (PNS) e do SUS. Os blocos construtores são agrupados em quatro pilares: Governança e Recursos Organizacionais; Padrões e Interoperabilidade; Infraestrutura e Recursos Humanos. Conclui apresentando nove ações estratégicas para cada pilar de e-Saúde e os resultados esperados, com o intuito de fortalecer a construção de processos e práticas de e-saúde nas três esferas do SUS.

A elaboração da e-Saúde e coordenação das ações de desenvolvimento de aplicações informatizadas no âmbito do Ministério da Saúde são competências do Comitê Gestor da Estratégia e-Saúde, conforme Resolução CIT nº 5, de 25 de Agosto de 2016.

  

Acesse a publicação ESTRATÉGIA e-SAÚDE PARA O BRASIL

 

Saúde baseada em evidências
Disque Saúde - Ouvidoria Geral do SUS
Ministério da Saúde - Governo Federal - Brasil