Sobre o IMC e peso

Sobre o IMC e peso

Não é bem assim. O IMC apenas indica como está o seu peso em relação à sua altura, mas esse índice não avalia o seu estado nutricional como um todo. É comum, por exemplo, atletas maratonistas serem classificados com baixo peso, quando, na verdade, estão saudáveis. Por outro lado, indivíduos com grande quantidade de massa muscular podem ser classificados como sobrepeso. Isso ocorre porque o IMC não leva em conta, por exemplo, o percentual de gordura presente no seu corpo, nem a forma como essa gordura está distribuída.

Saiba mais

Não necessariamente. Como o IMC avalia a adequação entre o seu peso e a sua altura, outros aspectos ficam de fora. Ser saudável é muito mais do que ter boas medidas. Algumas análises só são viáveis por meio da avaliação de profissional de saúde, com exames laboratoriais, como nível de glicose, triglicerídeos, colesterol, entre outros. Uma pessoa pode estar com o peso adequado, ter uma alimentação balanceada e, ainda assim, ter diabetes, por exemplo. Não deixe de buscar orientação com um profissional de saúde.

Saiba mais

Para a maior parte da população, sim. O IMC é um índice confiável, bastante utilizado e de fácil utilização para avaliação do estado nutricional, no entanto, como o IMC indica somente a relação entre o seu peso e a sua altura, em alguns casos, o resultado dessa conta pode não corresponder à realidade. Pessoas muito musculosas, por exemplo, costumam ter IMC acima do nível considerado adequado, sendo classificadas, por exemplo, como portadoras de sobrepeso, ainda que estejam plenamente saudáveis. Isso ocorre porque a pessoa tem um alto percentual de massa magra (músculos) e a massa magra já é naturalmente mais pesada que a massa gorda (gordura).

Saiba mais

A fórmula usada para o cálculo do IMC é sempre a mesma (IMC = P/A2). O que muda são as referências ou pontos de corte usados para se analisar o resultado dessa conta. Enquanto um adulto (19 a 59 anos) saudável deve apresentar IMC entre 18,5 e 25 kg/m2, uma pessoa com 60 anos ou mais deve ter IMC entre 22 e 27 kg/m2 para estar com o peso adequado. Por isso, não deixe de procurar um profissional de saúde para uma avaliação mais precisa do seu estado nutricional.