Como se preparar para atividade física

Como se preparar para atividades físicas

Existem alguns cuidados muito importantes que devemos ter antes da realização de atividades físicas. A ausência desses procedimentos pode comprometer a qualidade da execução da atividade e o bem-estar da pessoa. Veja como se preparar para atividades físicas:

  • 1. Mantenha-se hidratado e bem alimentado

    Estar bem alimentado e hidratado é requisito básico para se praticar atividades físicas. A alimentação saudável é essencial para ter energia durante a atividade. Exercitar-se em jejum pode causar tontura, suor frio e desmaio, além de queimar massa muscular em lugar da gordura corporal. O ideal é consumir 200 ml de água antes da atividade e repetir a dose a cada meia hora de exercício.

  • 2. Use roupas leves

    O ideal é usar roupas leves e confortáveis. Caminhadas, danças, jogos esportivos ou passeios de bicicleta, por exemplo, podem ser feitos de forma recreativa e sem a necessidade de vestimentas específicas.

  • 3. Faça alongamento

    Alongar-se antes dos treinos é importante para evitar problemas musculares e nas articulações.

  • 4. Busque orientação para atividades mais intensas

    Para a prática de atividades físicas moderadas ou intensas é recomendado buscar orientação profissional, além da avaliação geral de saúde. Exercícios sem orientação podem provocar lesões nas articulações do joelho ou nos tendões, dores na coluna, nos ombros e pescoço, distensão muscular, desmaios e até mesmo paradas respiratórias.

  • 5. Os cuidados continuam após a atividade

    Alongar-se após o treino é importante para evitar problemas nas articulações e na musculatura. Alimente-se bem após a prática de atividades físicas. Permanecer muito tempo sem comer após os exercícios também pode causar fraqueza e até perda de massa magra.